Sobre a OjE


A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) é um projeto especial da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco. Consiste em um serviço educacional que estimula os processos de aprendizagem entre alunos e professores do ensino básico através do diálogo e da diversão em um ambiente Web. A OjE funciona como uma rede social rica em jogos digitais e atividades que desafiam os jogadores ao longo de uma aventura RPG que enfatiza habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios da aventura incluem jogos casuais, enigmas inspirados no ENEM, "wikigames" e jogos de realidade alternativa (ARGs).

Nossos jogos casuais usam mecânicas clássicas que motivam a aprendizagem periférica, chamando a atenção dos alunos sobre as representações e processos típicos dos diversos domínios de conhecimento. Os enigmas são integrados com os jogos casuais e motivam os participantes para a aprendizagem direta através da apresentação de conteúdos curriculares de forma a favorecer o diálogo entre os alunos e seus professores. Os wikigames ajudam os jogadores com suas habilidades de leitura e competências interpretativas, enquanto os ARGs visam construir relações entre os mundos virtual e físico da experiência do estudante. Juntos, esses desafios atualizam atividades de aprendizagem baseadas no diálogo e na diversão, fazendo da OjE uma plataforma para "jogos conversacionais" na escola.

Com base nesta plataforma, realizamos competições anuais envolvendo toda a rede estadual. Os alunos formam equipes entre si e com seus professores para responder aos desafios e pontuar em diferentes disputas, a fim de ganharem prêmios virtuais e reais em eventos online e ao vivo durante o ano. Além disso, a OjE também contribui para o sistema de gestão das escolas com ferramentas de monitoração e de mineração de dados que permitem a visualização do desempenho dos alunos em todos os seus ambientes e desafios, em tempo real. O lema do projeto: aprendizagem com diálogo e diversão!




O que a escola ganha participando da OjE?
O que os Gestores e Professores ganham participando da OjE?
O que os alunos ganham participando da OJE?
O que a escola precisa fazer para participar da OJE?
Quais são as bases conceituais da OJE?
 

O que a escola ganha participando da OjE?

Utilizando o conceito de jogos conversacionais, a OjE pretende criar um ambiente de rede social nas escolas, estimulando a comunicação entre corpo docente e discente, facilitando a troca de informações e, consequentemente, o aprendizado.



O que os Gestores e Professores ganham participando da OjE?

Além de um ambiente mais propício à comunicação e integração com os alunos, o corpo docente da escola conta com uma ótima ferramenta de acompanhamento do aprendizado dos estudantes. Por exemplo, com a ferramenta Painel de Controle podem ter informações sobre o engajamento e a aprendizagem dos alunos, por disciplina, por escola ou por região administrativa, entre outras categorias. Os professores também têm acesso a Dicas de Aula e podem, inclusive, montar provas com os enigmas usados na competição.



O que os alunos ganham participando da OJE?

Os alunos têm uma oportunidade de usar positivamente o ambiente da internet e dos jogos eletrônicos, promovendo a integração e colaboração através do trabalho em equipe, a competitividade sadia e o incentivo da utilização da web como ferramenta de pesquisa. Além disso, ainda concorrem a prêmios especiais como consoles de games, notebooks, TVs, entre outros.



O que a escola precisa fazer para participar da OJE?

Existe um conjunto de ações simples da gestão escolar no apoio a seus alunos e professores interessados:

  • Falar do projeto nas reuniões pedagógicas.
  • Fazer uso dos canais institucionais (quadros de aviso, mailing, etc) para divulgar o projeto.
  • Incentivar alunos e professores a se inscreverem.
  • Divulgar nas salas de aula, destacando os principais aspectos do projeto.
  • Receber os promotores do projeto, facilitando o acesso destes aos alunos e aos laboratórios.
  • Disponibilizar os laboratórios de informática para os alunos acessarem o ambiente de jogo.




Quais são as bases conceituais da OJE?

A concepção de conhecimento na escolha e organização dos conteúdos da OJE tem como base a colaboração, complementaridade e integração entre as disciplinas presentes nas propostas curriculares das escolas de ensino médio e fundamental I e II do Estado.

Os conteúdos contemplam o aluno na fase de desenvolvimento cognitivo correspondente ao ensino médio e fundamental I e II, e considera como referências norteadoras o texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A partir das competências gerais, a relação de conteúdos construída fornece indicações do que se pretende valorizar nessa Olimpíada, servindo de orientação para a elaboração de questões (enigmas) das diferentes áreas do conhecimento.

Busca-se, dessa maneira, verificar como o conhecimento construído pode ser efetivado pelo participante por meio da demonstração de sua autonomia de julgamento e de ação; de atitudes, valores e procedimentos diante de situações-problema que se aproximem o máximo possível das condições reais de convívio social e de trabalho individual e coletivo.



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